5 erros para não cometer na gestão de frotas da sua empresa!

5 erros para não cometer na gestão de frotas da sua empresa!

Já demos várias dicas e materiais para auxiliar na gestão da sua frota aqui no blog Vconecta. Porém, existem casos de gestores que ainda acabam cometendo alguns erros nesse processo de gerenciamento, ocasionando perdas e impactos no retorno sobre os investimentos da empresa.

Alguns aspectos podem e, inevitavelmente, vão passar despercebidos pelo jovem gestor. Cabe a você, como bom profissional trabalhar com as ferramentas corretas e manter a sua atenção em todos os detalhes. Afinal de contas, uma excelente gestão de frotas aumenta a produtividade da companhia, reduz custos e eleva a lucratividade.

Conheça os erros mais comuns na gestão de frotas e saiba como evitar esses tipos de ocorrência!

  1. Não ter um histórico dos veículos

Ter conhecimento sobre o histórico de cada veículo é fundamental. Saber por onde cada automóvel anda, quais os consertos que ele teve, a quilometragem rodada, dentre outros.

Em geral, quando não se tem conhecimento necessário sobre o veículo, é comum ele quebrar bem no meio de uma entrega, por exemplo. Logo, as consequências envolvem atrasos, perdas financeiras, danos à imagem da empresa, dentre outras. E muitas dessas panes acontecem por diversos motivos, como o não acompanhamento da vida útil do pneu.

  1. Descuido com as Manutenções

Gastos com trocas e ajustes de peças podem ser evitados se houver uma manutenção preventiva que mantenha os veículos em bom estado e retarde o desgaste e, consequentemente, a substituição.

Muitos administradores só tomam alguma atitude quando o carro quebra por completo. Mas ao fazer isso já é tarde, pois o custo de conserto é muito alto, o veículo fica parado, comprometendo a saúde financeira da companhia e as atividades estabelecidas para as suas rotas.

Outro benefício de manutenções programadas é o afastamento de acidentes, que colocam a vida de funcionários e terceiros em risco e podem ocasionar o pagamento de indenizações e despesas médicas.

  1. Não acompanhar a vida útil dos pneus

Com segurança não se brinca. Por isso, a vida útil dos pneus deve ser respeitada, e as tentativas de reaproveitamento devem ser abandonadas.

Trata-se de uma medida básica, mas muito importante para as operações do veículo. É o pneu que garante o bom desempenho e a segurança do carro.

Outro aspecto que talvez afete negativamente a fluidez dos trabalhos é a troca inesperada, que pode atrasar entregas ou interromper viagens previstas. Nesse caso, problemas serão causados para a escala de rotas e para o cliente, que não poderá contar com produtos para a continuidade de seus negócios no momento esperado.

Pensar na manutenção dos pneus é fundamental para melhorar o desempenho do veículo, deixá-lo mais seguro e, inclusive, gerenciar melhor o uso do combustível.

  1. Ausência de um plano de gerenciamento de rotas

 O não gerenciamento de rotas é mais um erro gravíssimo na gestão de frotas. Realizar esse processo contribui com vários pontos importantes na redução de custos com frotas corporativas, como os gastos com combustível e manutenção, por exemplo.

É muito importante ter acesso às informações sobre quilometragem rodada, os tipos de rotas e quais as condições de estrada por ondem passam toda a sua frota. Isso contribui com a qualidade e eficiência do serviço prestado pela sua empresa e, consequentemente, aumenta a boa avaliação fornecida pelos seus clientes.

  1. Não ter controle do uso de combustível

O controle do uso de combustível é essencial não só para controlar gastos, mas também para ter noção da “saúde” do veículo e da necessidade de manutenções.

Identificar motivos pelos quais um carro, moto ou caminhão está gastando mais combustível do que de costume é relevante, já que pode não só reduzir despesas como evitar eventuais riscos à segurança.

Como podemos observar, a gestão de frotas envolve atividades bem complexas e qualquer descuido pode gerar consequências graves envolvendo atrasos nas suas atividades, perdas financeiras e prejudicando a imagem da sua empresa.

Para melhorar a produtividade da sua frota, é imprescindível conhecer mais sobre o uso de novas tecnologias. Com o sistema Vconecta você tem todas as informações dos seu veículo na palma da sua mão e consegue realizar a gestão da sua frota de forma fácil e prática. Monitora seus veículos, cria rotas personalizadas com alertas de desvios, evita desperdiços de combustível, aumenta a produtividade da sua empresa e muitas outras vantagens.

Acesse nosso site e conheça as soluções Vconecta Gestão de Frotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *