Carro roubado ou furtado: e agora?

As estatísticas de roubo e furto de veículos estão em constante crescimento. Segundo dados da Secretária de Segurança Pública de Minas Gerais (Sesp), em todo o estado, 7 carros são levados por hora.  Você já teve o carro roubado ou furtado? A situação é horrível e perante o fato umas das principais dúvidas que pode surgir no momento é: o que devo fazer agora?

Procedimentos comuns

É muito importante manter a calma e não tentar nenhuma atitude de cabeça quente. Lembre-se que a sua segurança é muito mais importante. Entre em contato com a polícia e solicite o acionamento do alerta de furto de veículos. Em seguida registre a queixa na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil. Esse procedimento pode ser feito on-line pelo site da instituição. Pegue uma cópia do Boletim de ocorrência.

É recomendável também registrar o acontecimento no Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). Ele auxilia na identificação posterior do veículo e evita prejuízos com infrações provocadas com o carro roubado ou furtado. Todos esses procedimentos são gratuitos.

Mecanismos de segurança

Mesmo que o seu veículo possua mecanismos de segurança, como rastreador veicular e seguro automotivo, é necessário registrar os acontecimentos junto às instituições responsáveis. As medidas de segurança pública, para serem instaladas, se baseiam nos dados coletados nos locais, e fazer o boletim de ocorrência auxilia nessa estatística.

– Rastreador veicular

Se você possui um rastreador instalado em seu veículo, será possível localizá-lo e recuperá-lo de forma rápida e eficiente. Entre em contato com a empresa responsável e relate o acontecido. Com a ajuda de um smartphone ou tablet conectado à internet também é possível saber a localização do automóvel em tempo real.

Após o rastreamento, siga as orientações da empresa antes de ir recuperar o seu veículo. É muito importante verificar a área onde ele está, pois, muitos criminosos descartam o automóvel em locais remotos ou perigosos. Isso pode gerar outros problemas para você.

– Seguro automotivo

Com o seguro não têm como localizar o veículo e é necessário relatar todos os acontecimentos, em detalhes, para iniciar os procedimentos juntos à seguradora. Entre em contato com a empresa responsável com as seguintes informações em mãos:

  • Boletim de ocorrência;
  • Carteira de motorista;
  • Documentos do carro;
  • Documentos do seguro.

Tenha sempre cópias desses documentos, pois, os mesmos podem ser levados junto com o veículo. Após esse contato, a seguradora irá iniciar os procedimentos compatíveis e te manter informado. Eles não serão imediatos.

Dicas para evitar ter o carro roubado ou furtado

Infelizmente, todo veículo está propenso ao roubo ou furto, mas existem algumas medidas que podem evitar a ação dos bandidos. São elas:

  • Estacione em locais seguros, iluminados e movimentados;
  • Não deixe objetos de valor dentro do carro;
  • Verifique janelas e portas ao sair;
  • Verifique o ambiente ao chegar em casa. Em casos de dúvidas não pare e acione a polícia;
  • Evite entregar as chaves para manobristas ou lavadores de carros;
  • Mantenha as portas travadas e os vidros fechados, mesmo com o carro em movimento;
  • Tome cuidado com pessoas pedindo informações, entre outros.

O roubo e o furto de veículos são fatalidades que assola a população. Você conhece outras dicas para esse momento? Deixe o seu comentário abaixo!

2 comentários sobre “Carro roubado ou furtado: e agora?”

  1. Boa tarde Eu gostaria de lhes deixar uma sugestão de pauta, ao pessoal da produção de notícias de vocês. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *