Como a gestão de frotas pode auxiliar no transporte de cargas refrigeradas?

O controle de temperatura inadequado é um dos principais motivos de desperdício de alimentos e outras cargas perecíveis. Mesmo com as mercadorias sendo transportadas em caminhões frigoríficos, é importante ter um controle e monitoramento para garantir a conservação, temperatura ideal, armazenamento e manutenção das cargas.

Esse controle de temperatura é fundamental para garantir alto desempenho e qualidade no transporte de cargas frias específicas.

Quais os tipos de cargas que precisam de refrigeração?

As cargas que necessitam de um sistema de refrigeração para manter a temperatura adequada são:

  • Perecíveis: frutas, carnes, laticínios, medicamentos, etc.
  • Congelados: alimentos congelados em geral.

A refrigeração é a principal ferramenta para combater a deterioração dos alimentos, e, quando insuficiente ou desregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.

Durante as etapas de transporte das cargas congeladas e refrigeradas, deve-se avaliar alguns pontos:

Acondicionamento

O acondicionamento correto é fundamental para preservar os produtos por completo, sendo necessária uma verificação completa desse aspecto.

Veículo de Transporte

A revisão dos veículos de transporte devem estar em dia. Além disso, a manutenção e higienização devem ser realizadas regularmente. Veículos e equipamentos com ótimas condições de uso garantem o transporte com eficiência e qualidade de serviço.

Rotas

As rotas devem ser planejadas a minimizar os riscos e as possibilidades de complicações no decorrer do trajeto. Isso garante a qualidade do serviço e transporte das mercadorias.

Equipe

A equipe deve ser apta, treinada e qualificada para o recebimento do produto. Os profissionais têm que ser capazes de identificar qualquer avaria na mercadoria.

Regulamentação

A Norma NBR 14701, com vigor desde 29 de junho de 2002, regulamenta o transporte de produtos alimentares e refrigerados, com critérios de procedimentos e temperatura com o objetivo da manutenção de temperatura adequada para cada tipo de carga.

Como ter um controle eficiente de temperatura das cargas refrigeradas?

Os rastreadores Vconecta possuem integração com sensores de temperaturas, que fornecem em tempo real a temperatura exata de dentro do baú frigorífico. Este controle de temperatura é fundamental para garantir alto desempenho e qualidade no transporte de cargas frias específicas.

Se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Vconecta e deixe que nossos especialistas te ajudem a otimizar seus rendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *