Como limpar seu carro para se prevenir contra o Covid-19 (Coronavírus)

Numa pandemia global como a atual situação do coronavírus, temos que tomar alguns cuidados de limpeza. O Coronavírus atinge a indústria automobilística, em situações simples como o  assoar o nariz dentro do carro.

Felizmente, manter o carro limpo não é tão complicado. A arma mais eficaz contra o COVID-19 é o sabão neutro (para assentos e painéis, é claro). Não precisa ser antibacteriano. Praticamente qualquer sabão doméstico serve. O sabão interage com os vírus da mesma maneira que faz com os óleos: decompõe-os.

Portanto, uma simples limpeza de sabão aniquilará qualquer vírus em seu carro, e é improvável que o sabão prejudique suas superfícies internas da maneira que muitos produtos de limpeza podem. Mas esse negócio de esfregar as mãos por 20 segundos se aplica aqui também. Você não pode simplesmente mexer um pouco de sabão e depois enxaguar. O sabão precisa de tempo para cercar e quebrar o vírus. Ao limpar, use luvas descartáveis. E preste atenção especial às maçanetas das portas, volante, manípulo de mudanças, fivelas do cinto de segurança e outras superfícies que você possa tocar. Não é uma boa ideia jogar água em todo o sistema ou até no volante (embora haja muitos aparelhos eletrônicos hoje em dia), e as soluções de branqueamento obviamente não são uma boa ideia para tecidos e materiais de interiores. Como sempre no interior de um veículo, não deixe de testar o produto em uma área discreta em caso de descoloração imprevista. E se você tiver um interior em couro, saiba que muitos produtos de limpeza podem secar o couro. Após a limpeza e secagem, faça uma segunda passagem sobre qualquer superfície de couro com um condicionador de couro para evitar rachaduras. E o mais importante, se você apresentar algum sintoma de ter contraído coronavírus, faça o tratamento necessário; consulte o site da OMS (Organização Mundial de Saúde) ou do ministerio da saúde para obter as informações mais recentes.

Portanto, ao limpar o interior do carro, lembre-se destas dicas:

  • O sabão é sempre a sua melhor aposta. É prejudicial ao coronavírus.
  • Evite alvejante, exceto em plásticos simples.
  • Não use solventes.
  • Os desinfetantes para as mãos contêm álcool, que pode secar o couro. Use condicionador de couro para mantê-lo saudável.
  • Em caso de dúvida, teste os produtos de limpeza em uma superfície que não possa ser vista com facilidade primeiro.
  • Limpe o que você limpa; não deixe produtos químicos para permanecer.
  • Priorize as superfícies em que você toca. Não se esqueça dos botões e interruptores, seu espelho retrovisor e até sua tampa do combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *