Entenda como o monitoramento veicular ajuda na redução de multas!

As multas costumam ser uma grande dor de cabeça aos responsáveis por gerenciar frotas de veículos. Trata-se de um gasto que pode comprometer todo o orçamento da empresa, gerando prejuízos e evitando o crescimento da companhia.

Para evitar esses problemas e garantir a excelência na gestão da frota de veículos de sua empresa é importante aderir uma ferramenta de monitoramento veicular. Esse serviço oferece mais segurança por meio da conexão entre a central de operações e o carro. Um dispositivo de rastreamento é instalado no veículo que permite a emissão das informações, como localização, itinerário, velocidade, entre outros, em tempo real.

Com o monitoramento da frota é possível garantir mais segurança tanto para os motoristas quanto para a carga que está sendo transportada. Dessa forma, a gestão pode ser feita de maneira mais simples e eficaz com a utilização dessa ferramenta.

Para que você não tenha mais complicações no seu departamento, preparamos este post, que vai te informar sobre como diminuir o gasto com multas na frota e outros problemas. Confira!

Prevenindo gastos extras

Um fator importante ao utilizar o sistema de monitoramento de veículos é a prevenção de multas. Com o monitoramento em tempo real, a empresa identifica os excessos de velocidade e pode aumentar a fiscalização dos motoristas. Seguindo as regras de trânsito, a empresa evita prejuízos com multas e economiza com o combustível.

Por meio do monitoramento, a empresa pode empregar um sistema de velocidade ideal para os veículos de acordo com seus tamanhos e finalidades. Afinal, um veículo pesado, por exemplo, necessita produzir mais potência para o motor ao aumentar a velocidade.

Como reduzir gastos usando o monitoramento?

Com a instalação do sistema de monitoramento, o equipamento emite relatórios periódicos sobre a utilização dos veículos da frota.

Alguns dados, como as rotas, tempo das atividades executadas, velocidade e consumo de combustível podem traçar um perfil do motorista que está usando o veículo. Com isso, o gestor pode fazer uma análise detalhada sobre o comportamento da frota e dos motoristas. É possível identificar possíveis gargalos e a jornada de trabalho dos funcionários, otimizando os custos em relação ao tempo.

Por exemplo, você pode analisar se o motorista está gastando mais combustível por estar excedendo a velocidade e verificar as rotas mais curtas que podem diminuir o tempo de entrega, aumentando assim a produtividade.

Com esses relatórios é possível criar um programa de treinamento com o objetivo de melhorar a utilização do veículo, do controle da velocidade, otimização das rotas, entre outros.

Investindo em segurança

As crescentes estatísticas de violência registradas no Brasil levaram a um aumento de 86% no roubo de cargas, principalmente nas estradas que cortam o país. Por essa razão o monitoramento veicular tem se tornado um importante aliado na segurança dos motoristas e da carga.

O veículo e a carga são monitorados e podem ser bloqueados em uma possível ação de criminosos. O monitoramento permite ter a informação em tempo real da localização do veículo.

A empresa conta também com uma ferramenta que cria rotas específicas. Em caso de saída dessa área, a empresa é notificada imediatamente para buscar qual o motivo da alteração da rota prevista.

Se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Vconecta e deixe que nossos especialistas te ajudem a otimizar seus rendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *