Entenda o que é telemetria e a forma como ela influencia no crescimento da sua frota!

Diversas vezes citamos aqui como a gestão de frotas auxilia na redução dos custos operacionais das empresas. Assim, foram publicados artigos que aconselhavam os responsáveis por essas companhias a organizar suas frotas de forma que gerasse uma direção econômica. Uma das dicas foi sobre a telemetria, e neste artigo iremos explicar com clareza um pouco mais sobre esse recurso. Confira!

O que é a telemetria?

A telemetria é um sistema tecnológico de transmissão de dados em tempo real. A palavra telemetria se originou a partir do grego tele, que significa “remoto”, e metron, que quer dizer “medida”. Portanto, a telemetria é, simplesmente, um esquema empregado para monitorar, medir ou rastrear alguma distância. A comunicação telemétrica é feita através de um hardware instalado nos veículos, que envia dados via satélite ou rádio a uma central de controle, que tem a função de acompanhar e decodificar esses dados.

Nessa perspectiva, no caso das transportadoras, o dispositivo que é inserido nos veículos desejados, registra as informações importantes para responsáveis e envia alertas em tempo real para os gestores. Além de ser usada pelas transportadoras, também está presente na agricultura, meteorologia, indústria de petróleo e gás e várias outras.

Sabendo que a telemetria tem como foco a movimentação de informações, fica claro que ela é usada na coordenação de frotas. Ademais, o acompanhamento à distância, possibilita o monitoramento de carga, rota e outros.

Influência

Mediante todas as informações sobre telemetria, podemos perceber que ela organiza a frota, permitindo uma gestão exemplar. Além disso, com o acompanhamento torna-se possível a verificação do consumo de combustível, desempenho do motor, falhas, horas trabalhadas pelo funcionário, rotas e até mesmo a quilometragem percorrida.  

Portanto, o empreendedor ou administrador, tomará consciência dos erros e saberá como consertá-los, gerando mais economia para a empresa. Logo, poderá remanejar o dinheiro, que acabava se perdendo com a má gestão, para investir na frota e ampliar seu negócio. Porém a telemetria não funciona sozinha, é necessário implementar complementos, como planilhas para que a visão estratégica seja mais profunda. 

Agora que ficou claro os benefícios da telemetria, o que você está esperando para entrar em contato com a Vconecta e garantir a gestão eficiente da sua frota?

Entre em contato conosco e conheça as soluções que a Vconecta oferece para sua frota:

www.vconecta.com.br

(35) 3421-0288

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *