Saiba como reduzir os custos operacionais com a sua frota!

Reduzir os custos operacionais é indispensável para as empresas. Com a gestão de frotas é possível fazer isso sem alterar a qualidade nos serviços prestados. Para isso, não basta conhecer o padrão de gastos e monitorá-lo: também é necessário encontrar soluções que ajudem a reduzi-los. Dessa forma, aumenta-se os lucros da empresa, ao mesmo tempo em que ela se torna mais competitiva no mercado.

Existem diversas dicas que podem ser aplicadas para diminuir os gastos na frota.

Confira algumas delas:

Economia de combustível

O custo com combustível (frete) está entre os maiores na gestão de uma empresa. Reduzir esse gasto é sinônimo de fazer uma economia considerável e otimizar os resultados financeiros. Entre as principais ações que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo, podemos citar:

  • treinamento de pessoal — orientar os motoristas sobre a direção adequada e o cuidado com os veículos (como a calibragem dos pneus, por exemplo);
  • pesquisa de preços nos postos de combustível. Uma opção é fechar parcerias com grandes redes e tentar obter descontos por volume;
  • planejamento de rotas, que permite elaborar o melhor percurso para as entregas, otimizando o desempenho dos veículos.

Manutenções preventivas

As manutenções preventivas ajudam a identificar possíveis falhas nos veículos antes que elas se tornem problemas mais sérios e caros. Para isso, o gestor programa uma rotina de revisões periódicas e evita que o veículo fique muito tempo parado aguardando conserto, o que gera prejuízos operacionais.

Apesar de ser vista por muitos como um custo a mais, a relação custo-benefício de agir preventivamente é mais satisfatória do que se pode esperar, haja vista que as despesas são menores e se evita o risco de haver acidentes e quebras nas estradas.

Investimento em software de gestão de frotas

Existem diversas soluções em tecnologias que podem tornar a gestão de frotas mais eficiente e ajudar a diminuir os custos do setor. Os benefícios de investir em ferramentas como telemetria, checklist e rastreamento de veículos são:

  • acompanhamento do desempenho dos veículos;
  • levantamento de informações que ajudam a tomar decisões mais precisas;
  • maior controle operacional e dos custos de cada atividade;
  • relatórios que ajudam a analisar os resultados dos processos;
  • identificação de ações de correção de falhas e oportunidade de melhorias.

Existem diversas alternativas, além das que citamos hoje neste artigo, que podem ser adotadas em uma operação, de modo a ajudar na redução dos custos na gestão de frotas. O ideal é que cada gestor sempre analise suas operações e encontre as oportunidades de melhorias nos processos, mantendo uma rotina constante de otimização das atividades.

Se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Vconecta e deixe que nossos especialistas te ajudem a otimizar seus rendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *